Mastopexia (lifting de mama – suspensão / elevação)

Essa cirurgia conhecida como lifting de mama ou mastopexia, objetiva reposicionar a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e ajustando o tecido para compor o novo contorno da mama. Pode ser realizado conjuntamente com as próteses de silicone.

Imagem Mastopexia

As mamas, muitas vezes mudam com o tempo, perdendo sua forma jovem e firmeza. Estas alterações e perda da elasticidade da pele, podem ocorrer devido a diversos fatores como gravidez, amamentação, oscilações de peso, envelhecimento, gravidade e hereditariedade.

Às vezes, a aréola torna-se alargada ao longo do tempo, e a mastopexia poderá reduzi-la. O procedimento pode ter um caráter rejuvenescedor, já que o perfil conseguido no pós-operatório é o de uma mama jovem e firme.

Procedimento cirúrgico

O que acontece durante a cirurgia de mastopexia?

A mastopexia pode ser realizada através de uma variedade de técnicas e incisões, podendo também ser utilizadas próteses de silicone ou o próprio tecido glandular para fazer uma “prótese biológica”. Vamos discutir três principais pontos:

  1. Mastopexia sem prótese: Este tipo de cirurgia é indicado para a mulher que tem o volume mamário ideal para seu biótipo, mas deseja levantá-las, sem diminuir ou aumentar o tamanho; nesse procedimento é retirado o excesso de pele (flacidez), tornando-as elevadas e com aspecto mais jovem. Os tecidos glandulares são reposicionados, criando-se uma prótese biológica com os próprios tecidos mamários através de retalhos. O objetivo é proporcionar mamas bem posicionadas, empinadas, com mamilos de tamanho e posição mais harmônicos com formato natural. A cicatriz é a menor possível, podendo ser apenas em torno do mamilo e a maior resulta em um pequeno “T“ invertido ou âncora, dependendo de cada tipo anatômico de mama. Os resultados são extremamente satisfatórios e sem a necessidade de próteses. A cicatriz tende a ficar muito discreta e em alguns casos, pouco perceptível.
  2. Mastopexia com prótese: neste tipo de cirurgia a elevação das mamas é realizada combinando inclusão de um implante e retirada do excesso de pele. Está indicado para mulheres que tem mamas flácidas com pouco conteúdo glandular e muito excesso de pele, em que a simples colocação de uma prótese de silicone não corrigiria o excedente cutâneo. O objetivo é aumentar o volume, ter o formato mais arredondado com o colo preenchido, moldado com a pele ajustada e o mamilo bem posicionado. As cicatrizes também são as menores possíveis, podendo ser apenas em torno do mamilo ou uma maior resultando em um pequeno “ T “ invertido, dependendo da quantidade do excesso de pele. Os resultados são extremamente satisfatórios, ficando a observação de que próteses muito volumosas, tendem a promover o retorno da flacidez de pele de forma mais precoce.
  3. Redução com Prótese (Mamoplastia Redutora com Prótese de Silicone):
    Essa cirurgia vem sendo cada vez mais realizada entre os cirurgiões plásticos, a pedido das pacientes, mesmo que possa parecer paradoxal retirar parte da glândula mamária e substituir por um implante de silicone. Está indicada para mulheres que já possuem as mamas de tamanhos adequados ou grandes, porém não querem abrir mão de colocar uma prótese de silicone para ter um colo mais marcado. Lembrando que a forma e consistência das mamas não dependem apenas de seu tamanho.

    Nesse procedimento grande quantidade de tecido glandular e pele são ressecados, é colocado a prótese de silicone e feito o reposicionamento das aréolas. As cicatrizes também são as menores possíveis mas de um modo geral resulta em um pequeno “T “ invertido. Os resultados são extremamente satisfatórios , ficando a observação de que próteses muito volumosas tendem a promover o retorno da flacidez de pele de forma mais precoce.

Todos estes três procedimentos são realizados em caráter hospitalar sob anestesia geral e exigem um dia de internação. Pequenos drenos podem ser usados para remover hemorragias.

Em todas as três técnicas os resultados costumam ser muito satisfatórios e as pacientes retomam sua autoestima e confiança para praticar atividades físicas, usar decotes, biquínis, ou mesmo se despir. Marque uma avaliação com o Dr. Ivan Demolinari e fale sobre seus gostos, desejos e anseios, ele saberá indicar a melhor opção especialmente para você.

Imagem Dr. Ivan Demolinari

Dr. Ivan demolinari

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora em Medicina, mas já desde a infância sonhava com a carreira de Cirurgião Plástico. Durante a graduação iniciou estágios na especialidade pretendida o que lhe deu mais certeza da profissão a seguir.

A Residência e Especialização em Cirurgia Plástica foi concluída na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde pôde se especializar em cirurgia estética e reparadora, ganhando destaque e reconhecimento entre seus mestres e professores.

Cirurgias &
Procedimentos

Imagem Cirurgias Estéticas

Cirurgia
Estética

Imagem Cirurgias Reparadoras

Cirurgia
Reparadora

Imagem Procedimentos

Procedimentos

Você tem interesse
por esta cirurgia?