Contorno corporal
(Cirurgia Pós Bariátrica)

A cirurgia Bariátrica tão em voga nos dias atuais, tem contribuído para o controle da obesidade, levando a uma grande perda ponderal em períodos relativamente curtos de tempo; geralmente cerca de 18 a 24 meses após a intervenção, há uma perda máxima e estabilização do peso. Alguns pacientes chegam a perder 30, 40, ou mais de 50 Kg de gordura nesse período.

Imagem Contorno corporal

Com todo este emagrecimento, grandes alterações corporais são produzidas devido ao excedente de pele que passa a atrapalhar atividades comuns do dia a dia e também ocasionam o aparecimento de alterações patológicas como dermatites, fungos, bromoidrose, além de transtornos psicológicos. As cirurgias do contorno corporal, são grandes aliadas trazendo adequação do corpo.

De acordo com cada padrão de obesidade prévia desses pacientes, será produzida as mais diversas alterações no contorno corporal após a cirurgia bariátrica, portanto, as plásticas pós-bariátricas englobam intervenções em todo o corpo conforme a necessidade e o desejo de cada um. Dentre os procedimentos temos:

  • Abdominoplastia
  • Braquioplastia (braços)
  • Cruroplastia (lifting de coxas)
  • Mastoplastia
  • Mastopexia com Prótese de Mama
  • Ritidoplastia (lifting de face)
  • Torsoplastia (costas)

De um modo geral, a cirurgia mais priorizada num primeiro momento, é a plástica do abdômen, que nestes pacientes muito emagrecidos, possui algumas particularidades interessantes, de acordo com cada caso, podendo ter como opções:

Abdominoplastia convencional: Indicada para os casos em que há excesso de pele em avental, com maior relevância na parte inferior do abdômen. A retirada de pele é principalmente no ângulo horizontal e a cicatriz resultante é no umbigo e no baixo ventre, a qual pode ser escondida pelas roupas íntimas.

Abdominoplastia em Âncora: Indicada para os casos em quem há muito excesso de pele na região central e superior do abdômen, ou para os pacientes que possuem uma cicatriz vertical no meio da barriga (realizada para acesso da gastroplastia). Neste tipo de abdominoplastia, há uma retirada maior da pele vertical e horizontal para dar um contorno corporal mais delgado, com a cintura mais marcada. As cicatrizes resultantes são na região central do abdômen e no baixo ventre, a qual pode ser escondida dentro da roupa íntima. O desenho formado lembra uma âncora ou um “T” invertido. Embora a cicatriz vertical seja aparente, esta cirurgia proporciona uma melhor forma do tronco, devido a capacidade da retirada de maior quantidade de pele necessária.

Abdominoplastia em Cinto (Body Lifting): Indicada para os casos em que há excesso de pele principalmente na parte lateral e inferior do abdômen associada aos flancos. A retirada de pele é principalmente horizontal, dando a volta de 360 ° em todo o tronco. Nesse tipo de cirurgia, com a retirada da pele da porção anterior e posterior do abdômen é possível conseguir um melhor contorno corporal tridimensional. A cicatriz resultante é no umbigo e no quadril, com extensão em toda sua circunferência, a qual pode ser escondida dentro da roupa íntima.

Bodylifting + Âncora: Indicada para os casos em que há muito excesso de pele no centro, nas laterais, no abdômen superior e nos flancos. Nesse tipo de procedimento, é feito uma associação das duas cirurgias anteriores, sendo retirada a pele no sentido vertical e horizontal do abdômen, associada a retirada da pele do dorso para dar um contorno corporal tridimensional. As cicatrizes resultantes seriam no quadril com 360 graus, a qual pode ser escondida dentro da roupa íntima e uma cicatriz vertical no centro do abdômen, formando o desenho de uma âncora ou “T” invertido. Embora a cicatriz seja maior, a forma do tronco é mais ajustada devido à capacidade de se retirar uma maior quantidade de pele.

Abdominoplastia Invertida: Este tipo de procedimento é reservado para os casos em que há acúmulo de pele somente no andar superior do abdômen, que não é possível de ser corrigido pelo acesso inferior. Por essa técnica, pode ser realizada a retirada da pele por cima, através de uma cicatriz rente aos sulcos das mamas. Essa cirurgia deve ser indicada principalmente se não houver excesso de pele no abdômen superior e se associada a cirurgia nas mamas, portanto, a mesma cicatriz já seria necessária para a operação das mamas. As cicatrizes resultantes são no umbigo, e abaixo das mamas, as quais podem ser escondidas pela parte superior do biquíni.

A associação das cirurgias plásticas pós-bariátricas, envolvendo mais de um segmento corporal, pode ser conseguida a depender do estado clínico e nutricional de cada paciente, porém, cada caso deve ser analisado individualmente para que não acarrete risco adicional e aumento no número de complicações. Com a sistematização e a programação adequada de cada procedimento, o tempo cirúrgico pode ser minimizado e favorecer a segurança da cirurgia .

Recuperação pós-operatória

Após a finalização do procedimento, malhas ou curativos serão aplicados nas incisões. Siga corretamente as orientações e todas recomendações para uma recuperação adequada, e o sucesso da cirurgia. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob à pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

Se o emagrecimento levou a uma grande alteração do seu contorno corporal, seja por uma Cirurgia Bariátrica ou por mudança no estilo de vida e dieta, você pode se beneficiar de algumas das cirurgias plásticas que comentamos aqui. Venha fazer uma avaliação com o Dr. Ivan Demolinari, que além de entender sua ângustia na perda de seu contorno corporal, tem grande experiência neste tipo de cirurgia.

Imagem Dr. Ivan Demolinari

Dr. Ivan demolinari

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora em Medicina, mas já desde a infância sonhava com a carreira de Cirurgião Plástico. Durante a graduação iniciou estágios na especialidade pretendida o que lhe deu mais certeza da profissão a seguir.

A Residência e Especialização em Cirurgia Plástica foi concluída na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde pôde se especializar em cirurgia estética e reparadora, ganhando destaque e reconhecimento entre seus mestres e professores.

Cirurgias &
Procedimentos

Imagem Cirurgias Estéticas

Cirurgia
Estética

Imagem Cirurgias Reparadoras

Cirurgia
Reparadora

Imagem Procedimentos

Procedimentos

Você tem interesse
por esta cirurgia?