Lipoaspiração
Uma dieta balanceada associada a prática de exercícios físicos, podem não ser suficientes para se ter um corpo com contornos proporcionais, eliminar depósitos de gordura localizada e a lipodistrófia. Estes acúmulos de gordura estão principalmente associados a características genéticas, a falta de controle do peso, a uma dieta desregrada ou a atividades físicas pouco frequente.
A lipoaspiração ou Hidrolipo, elimina a gordura localizada rapidamente, através de um procedimento de sucção, com cicatrizes mínimas e resultados notáveis. Nenhum outro procedimento estético é tão eficaz quanto a lipoaspiração para eliminar os detestados e indesejáveis acúmulos de gordura, podendo ser usada para várias partes do corpo, de forma isolada ou associada a outros procedimentos, tratando coxas, braços, pescoço, cintura, costas, tórax, face e pescoços.
Qual a diferença entre Lipoaspiração e lipoescultura?
Na lipoescultura, como o próprio nome sugere, é feita uma escultura no contorno corporal, remodelando os depósitos de gordura. A gordura lipoaspirada pode ser colocada em outras regiões do corpo, visando dar volume de contornos naturais. Esse enxerto da própria gordura (lipoenxertia), pode ser realizado para aumentar mama, glúteos, queixo, lábios, maçãs do rosto e preencher rugas faciais.
A lipoenxertia tem sido cada vez mais realizada no mundo e é considerada promissora para tratamentos estéticos e reparadores da pele, a explicação para isso, é o fato da gordura ser fonte de células tronco, o que significa que parte dela pode se diferenciar em células específicas para cada região. Logo os efeitos dessa lipoenxertia são os mais diversos, podendo melhorar a qualidade e a aparência de cicatrizes, regenerar feridas e o rejuvenecimento da pele. As técnicas de aspiração, separação e injeção da gordura têm progredido muito para se aproveitar ao máximo essas células tronco, garantindo resultados melhores. A grande vantagem da Lipoenxertia em relação a outros preenchimentos, é o fato de se tratar de um tecido natural, próprio, sem risco de rejeição ou perda do volume a curto e longo prazo.
Procedimento cirúrgico
Etapas do procedimento
Etapa 1 – Anestesia
As opções incluem sedação intravenosa ou anestesia geral, visando o melhor conforto cirúrgico durante o procedimento e sua segurança, a depender da quantidade a ser lipoaspirada e perfil do paciente.
Etapa 2 – O ato cirúrgico
A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões, imperceptíveis.
Primeiramente, solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, cânulas são inseridas através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém.
A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula. Normalmente o volume aspirado fica em torno de 5 a 7% do peso corporal e no máximo 40 % da superfície corporal, lembrando que esta técnica cirúrgica não é um método de emagrecimento.
Etapa 3 – Resultados
A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Mantendo uma dieta balanceada associada a atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. Porém, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.
O tempo de recuperação depende do volume e área lipoaspirados, mas varia entre 7 a 15 dias e o resultado final se define em cerca de 6 meses. Sete dias após a lipoaspiração, é necessário realização de drenagem linfática e a liberação da fibrose formada.
Malhas compressivas ou cintas modeladoras são colocadas nas áreas tratadas, pois ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele.
Se você deseja se beneficiar desse procedimento e saber mais sobre qual a melhor maneira de eliminar gordura localizada, marque uma avaliação com o Dr. Ivan Demolinari.
Dr. Ivan demolinari
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora em Medicina, mas já desde a infância sonhava com a carreira de Cirurgião Plástico. Durante a graduação iniciou estágios na especialidade pretendida o que lhe deu mais certeza da profissão a seguir.
A Residência e Especialização em Cirurgia Plástica foi concluída na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde pôde se especializar em cirurgia estética e reparadora, ganhando destaque e reconhecimento entre seus mestres e professores.
Cirurgias &
Procedimentos
por esta cirurgia?