Rinoplastia (cirurgia de nariz)

A Rinoplastia moderna tem por objetivo a correção e a reconstrução da forma e função, aliadas a estética nasal. No passado as rinoplastias eram realizadas sem a preocupação com a parte funcional respiratória, o que muitas vezes era angustiante ao paciente que havia se submetido ao procedimento; tinha um resultado estético ótimo, mas não conseguia respirar adequadamente, pois sua parte funcional havia sido prejudicada.

Imagem Rinoplastia

Hoje o conceito de estética e função caminham juntos. Portanto, um nariz bem operado busca resultados que sejam naturais, estáveis ao longo do tempo, harmonizando com as demais características da face. O nariz encontra-se no centro da face e transmite muito da personalidade, das características raciais e da harmonia facial. Portanto, devemos levar todos esses fatores em consideração ao programar uma rinoplastia.

Cada nariz tem suas características específicas. Um nariz caucasiano (fino, longo, dorso com giba óssea, cartilagens duras), é muito diferente de um nariz negróide (base larga, ponta romba, pele grossa, dorso baixo, cartilagens moles), por exemplo. Através da consulta, poderemos indicar qual a melhor técnica a ser utilizada no seu caso.

O que podemos conseguir com a cirurgia:

  • Ponta Nasal: Podemos trabalhar a ponta nasal de diferentes formas, projetando, afilando, definindo pontos de luz. Podemos corrigir a largura e o tamanho deixando a menor ou maior de acordo com cada caso.
  • Dorso Nasal: É a porção que se inicia entre as sobrancelhas e vai até a ponta, podemos abaixa-lo, retirando a giba nasal, ou levanta-lo, colocando enxertos de cartilagem do próprio paciente. É uma unidade extremamente importante na definição do perfil facial.
  • Base Nasal: É o que determina a largura do nariz, podemos modificar esse componente realizando pequenas fraturas na porção óssea, rodando ou ressecando pequenas partes da asa nasal.

Alguns exames de imagem no pré-operatório, podem ser necessários para avaliação da parte interna nasal e funcional do nariz e assim indicar a correção no mesmo tempo cirúrgico da rinoplastia.

A cirurgia propriamente dita é realizada sob anestesia geral, com toda segurança em ambiente hospitalar e a internação geralmente dura 24 hrs. A técnica de escolha é a rinoplastia aberta, que através de uma pequena incisão entre as narinas, promove a melhor exposição das estruturas nasais e a correção de todas as estruturas anômalas.

Ao final da cirurgia é realizado um curativo protetor e modelador do nariz recém operado. O pós-operatório da rinoplastia não costuma ser doloroso ou limitante, a maioria dos pacientes consegue voltar as atividades em 7 a 10 dias.

O Dr. Ivan Demolinari tem grande experiência com este tipo de cirurgia e vai poder avaliar globalmente seu caso e indicar o melhor tipo de técnica para você, agende hoje mesmo uma consulta e venha fazer sua rinoplastia.

Imagem Dr. Ivan Demolinari

Dr. Ivan demolinari

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora em Medicina, mas já desde a infância sonhava com a carreira de Cirurgião Plástico. Durante a graduação iniciou estágios na especialidade pretendida o que lhe deu mais certeza da profissão a seguir.

A Residência e Especialização em Cirurgia Plástica foi concluída na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde pôde se especializar em cirurgia estética e reparadora, ganhando destaque e reconhecimento entre seus mestres e professores.

Cirurgias &
Procedimentos

Imagem Cirurgias Estéticas

Cirurgia
Estética

Imagem Cirurgias Reparadoras

Cirurgia
Reparadora

Imagem Procedimentos

Procedimentos

Você tem interesse
por esta cirurgia?