Mamoplastia de Aumento (Mamoplastia de Aumento com Prótese de Silicone)
A cirurgia de aumento das mamas utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez, sendo atualmente a Cirurgia Plástica mais comum no mundo.
Se você está insatisfeita com o tamanho de suas mamas, a mamoplastia de aumento é uma opção a ser considerara. As dúvidas mais frequentes sobre este tipo de cirurgia são:
- Qual a idade mínima para se colocar as próteses de mama?
- Quais os objetivos da mamoplastia de aumento?
Essa cirurgia, com a colocação das próteses de mama, visa aumentar o tamanho e projeção dos seios, melhorar o equilíbrio de corpo feminino, e por conseqüência aumentar e melhorar autoestima e autoconfiança das pacientes. - Como é a cicatriz?
Em torno de 4cm e podendo ser uma meia lua em torno do mamilo, no sulco abaixo da mama ou na axila. Com o tempo costuma ficar muito discreta e praticamente inaparente. - Com a amamentação a prótese pode cair?
Primeiramente, é bom deixar claro que as próteses não prejudicam em nada a amamentação, então todo o ciclo de hipertrofia de glândulas e produção de leite será mantido, obviamente encerrando esse período, a tônicidade da pele pode ficar prejudicada e algumas mulheres podem ficar mais flácidas e a mama ceder, outras, com a pele mais rígida, podem manter o resultado. - É preciso trocar a cada 10 anos as próteses?
Não. As próteses atuais duram muito mais do que as antigas; atualmente, só se troca quando há uma intercorrência ou quando a paciente quer mudar o volume. - Qual a melhor posição das próteses, por cima ou por baixo do músculo?
Depende, cada caso deve ser avaliado e orientado pelo cirurgião pessoalmente conforme o biótipo e estilo de vida de cada paciente. A prótese por cima do músculo é mais comum e tem recuperação mais rápida. Por baixo do músculo, é indicado para mulheres muito magras, com a pele fina e evita desníveis na pele e promove um contorno mais natural da mama. - Pode haver a perda da sensibilidade nos mamilos?
Não é comum, na região onde se faz um corte, pode haver diminuição da sensibilidade na pele próxima. Mas isso tende a voltar com o tempo na maioria das mulheres. - Existe risco de rejeição da prótese?
Não exatamente. As próteses modernas possuem um gel coeso em seu interior, é um material seguro, o que faz com que poucas mulheres apresentem contratura capsular, que é uma reação do corpo à prótese. - Quais são as principais complicações nesse tipo de cirurgia?
É uma cirurgia de poucas complicações e alto nível de satisfação do paciente, principalmente quando feita pelo profissional certo e devidamente capacitado, mas algumas complicações podem existir, como a contratura capsular, assimetrias, infecção, seroma (acúmulo de liquido). - Em caso de infecção ou contratura capsular grave, terei que tirar a prótese?
Sim. Nestes casos, deve-se fazer uma cirurgia para retirada e tratamento do tecido afetado, a prótese pode ser recolocada imediatamente ou aguardar um período de 3 a 5 meses. - As próteses prejudicam o rastreio para câncer de mama?
Não prejudicam em nada, o rastreio pode ser feito por mamografia e ultrassom do mesmo jeito. Em certos casos, pode ser avaliado com ressonância magnética. - Como é o procedimento cirúrgico?
A mamoplastia de aumento pode ser realizada sob anestesia local, associada a sedação ou anestesia geral, podendo a paciente receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte. As incisões são previamente marcadas e discutidas com cada paciente, conforme a indicação do caso. É feita a dissecção dos tecidos e a colocação de medidores para avaliar precisamente o tamanho da prótese a ser usada. Escolhida a prótese, esta é colocada e a incisão é suturada. Um pequeno dreno pode ser utilizado para retirar alguma hemorragia. - Como é feita a escolha do formato, volume e modelo do implante?
Esta é uma escolha em conjunto do paciente com o cirurgião, pois vários fatores precisam ser levados em conta, como o biótipo, o tamanho original das mamas da paciente, a expectativa em relação a cirurgia, o futuro formato do colo (se mais natural ou mais marcado). Não se atenha a números de volumes dos implantes, um volume que pode ser ideal para uma paciente, pode ser exagerado para outra. Seu cirurgião é a melhor pessoa para te orientar e ajudar nessa importante escolha; tamanho e a forma dos seios são importantes. Converse com seu cirurgião sobre suas expectativas e dúvidas. - É uma cirurgia que modifica muito a autoestima e o empoderamento feminino?
Sim, esta é uma cirurgia com alta satisfação por parte das pacientes que a realizam. É comum a impressão de que a autoestima melhore substancialmente, tanto que o principal motivo de reintervenção é o desejo das pacientes pela troca por implantes maiores.
É recomendado após os 18 anos, já com corpo bem desenvolvido e já ter as mamas totalmente formadas, mas logicamente que cada caso deve ser avaliado de acordo com a necessidade individual de cada paciente.
Se você não tem um colo feminino que sempre sonhou, não se sente bela, proporcional ou simétrica com suas mamas, isso pode ser resolvido, marque uma avaliação com o Dr. Ivan Demolinari para saber o seu melhor modelo e tamanho de prótese, tirar suas dúvidas e realizar seu sonho com segurança.
Dr. Ivan demolinari
Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora em Medicina, mas já desde a infância sonhava com a carreira de Cirurgião Plástico. Durante a graduação iniciou estágios na especialidade pretendida o que lhe deu mais certeza da profissão a seguir.
A Residência e Especialização em Cirurgia Plástica foi concluída na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde pôde se especializar em cirurgia estética e reparadora, ganhando destaque e reconhecimento entre seus mestres e professores.
Cirurgias &
Procedimentos
por esta cirurgia?