Orelhas (otoplastia)

As orelhas compõem o contorno do rosto e quando aumentadas e salientes (orelhas em abano), ou desfiguradas (Microtias e anotias), podem acarretar sérios transtornos para a convivência do dia a dia para estes pacientes. Muitas mulheres com orelhas em abano evitam prender os cabelos e muitos homens tentam esconder as orelhas deixando o cabelo crescer ou usando bonés e chapéus. Outra preocupação atualmente é em relação a questão do bullyng com crianças e jovens, o que leva muitos pais a buscarem a cirurgia de correção das orelhas de abano.

Imagem Otoplastia

A cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas, visa corrigir defeitos na estrutura presente desde o nascimento, que se tornam mais evidentes e aparentes com o crescimento. A otoplastia também pode ter por objetivo a correção de defeitos adquiridos por lesões traumáticas ou uso de alargadores. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção entre as orelhas e o restante da face.

A cirurgia pode beneficiar adultos e crianças e uma dúvida muito freqüente, é a partir de que idade a cirurgia pode ser feita? Sabemos que a cartilagem da orelha humana se desenvolve completamente até os 6 anos de idade, portanto, não haveria impedimento fisiológico para realizar a otoplastia a partir dessa idade. Mas de um modo geral, por volta de 9 ou 10 anos as crianças se encontram mais maduras e colaborativas com o procedimento cirúrgico, que seria a melhor idade. Já para os adultos, não há idade limite para o procedimento.

A otoplastia é realizada sob anestesia local e sedação, não necessitando internação hospitalar maior que 12 horas. Uma pequena incisão é feita atrás das orelhas, onde ficam completamente escondidas e por onde as cartilagens são tratadas; as orelhas são reposicionadas durante a cirurgia. Os resultados são imediatos e extremamente satisfatórios. Ao final é realizado um curativo com algodão e atadura para proteção das orelhas e que permanece fechado por cerca de 48hrs. Após esse período o paciente deve usar por 30 dias uma faixa elástica macia para proteger durante a noite enquanto dorme.

Se suas orelhas são um problema para você, trazendo apelidos indesejáveis e dificultando suas atividades comuns do dia a dia, agende uma avaliação agora mesmo com Dr. Ivan Demolinari e venha corrigir o que tanto está te incomodando.

Imagem Dr. Ivan Demolinari

Dr. Ivan demolinari

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora em Medicina, mas já desde a infância sonhava com a carreira de Cirurgião Plástico. Durante a graduação iniciou estágios na especialidade pretendida o que lhe deu mais certeza da profissão a seguir.

A Residência e Especialização em Cirurgia Plástica foi concluída na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde pôde se especializar em cirurgia estética e reparadora, ganhando destaque e reconhecimento entre seus mestres e professores.

Cirurgias &
Procedimentos

Imagem Cirurgias Estéticas

Cirurgia
Estética

Imagem Cirurgias Reparadoras

Cirurgia
Reparadora

Imagem Procedimentos

Procedimentos

Você tem interesse
por esta cirurgia?